top of page
ELETRÔNICA.png

             O setor de Eletrônica desenvolve todos os dispositivos necessários para a ignição, acionamento do sistema de recuperação, obtenção de dados de altura do foguete e também de classe dos motores.

            O altímetro, um dos principais projetos do setor, é o dispositivo que obtém os dados de altura do foguete, além de fazer o acionamento do sistema de recuperação no caso dos foguetes maiores (500m, 1000m e 3000m). Para estes fins são utilizados diversos sensores, cujos dados obtidos são trabalhados de modo que um comando de acionamento seja enviado e que sejam salvos valores corretos de altura em uma memória.

      Para que o foguete retorne ao chão com segurança, é necessário o acionamento efetivo do sistema de recuperação. Além disso, dados de voo são enviados em tempo real por um sistema de telemetria. No solo, estes dados são mostrados em um programa chamado Supervisório.

          Tão importante quanto os anteriores, o banco estático retira os dados de força feita por um motor sobre uma célula de carga, dispositivo que funciona como uma balança, medindo uma deformação e a transformando em um sinal de tensão, cujo valor indica o peso de forma proporcional. Desta forma, pode-se concluir com propriedade a classe do motor e as melhorias a serem realizadas.

          O ignitor é utilizado para o lançamento do foguete, através da queima do motor. O princípio básico do dispositivo utilizado atualmente é um fio pelo qual flui uma corrente gerada por um conjunto de pilhas. Esta corrente acende o chamado “squib”, que sofre uma combustão e realiza o acionamento do motor. A eletrônica também possui em desenvolvimento um ignitor à distância, utilizando radiofrequência.

bottom of page