PROJETOS
-
Stan: Foguete com 1km de apogeu, desenvolvido durante o ano de 2019, para competir na primeira edição da Latin American Space Challenge. O veículo possui uma estrutura externa construída com fibra de vidro, coifa e suportes internos dos subsistemas feitos em impressão 3D. Possui o sistema de recuperação dividido em dois estágios, sendo o primeiro acionado quando atinge o apogeu, e o segundo quando chega a 450m de altitude.
Seu lançamento foi realizado com sucesso, com apogeu alcançado de 896m, segunda posição em melhor marca da competição, melhor performance em voo, recebeu o reconhecimento de Team Spirit e quarto lugar na classificação geral da competição. Ainda com esse projeto recebemos o reconhecimento de Team Conduct Award na LASC online, em 2020.
Abaixo, temos uma representação gráfica do projeto.
CAD do projeto Stan, 2019.
-
Phoenix: Esse projeto consiste em um foguete com 500m de apogeu e possui três versões, que foram desenvolvidas para participar do Festival de Minifoguetes de Curitiba. Esse veículo também é adaptado para competir na Mostra Brasileira de Foguetes, na categoria de 300m de apogeu.
A primeira versão foi desenvolvida em 2018 e contava com uma estrutura externa feita em PVC. A segunda versão, projetada ainda em 2018, já contava com uma estrutura externa feita em fibra de vidro e peças em impressão 3D. Após falhas na recuperação, foram feitas alterações no sistema de recuperação, além de melhorias na aerodinâmica do veículo, originando assim, a terceira versão do projeto.
Lançamento em Cutiba, categoria apogeu de 500m, 2019.
-
Projetos de 50m, 100m e 200m: Foram os primeiros projetos da equipe e tinham como objetivo principal estudar conceitos de aerodinâmica. Os foguetes eram artesanais, construídos com papel cartão e espuma expansiva, os motores ainda não eram fabricados pela equipe, assim como o sistema de recuperação, que era acoplado ao motor.
Com o foguete Paraibuna, a equipe foi premiada no Festival de Minifoguetes de Curitiba de 2017, ficando em terceiro lugar na categoria motor Classe A.
Lançamento em Cutiba, categoria apogeu de 100m, 2019.
-
Projeto de 3 Km: Desde 2020 a equipe se dedica a um novo projeto, um foguete com 3km de apogeu. Buscando inovar em todos os setores, desde simulações até processos de fabricação e testes, o projeto conta com apoio muito importante da Agência Espacial Brasileira e esse veículo será construído até o final do presente ano.